Blog da Jael
Palestras online

publicidade
Relacionamento | A saúde das suas emoções
O medo de se envolver... reflexos da autoestima
O medo de se envolver num relacionamento amoroso e sofrer impede muita gente de experimentar um relacionamento amoroso feliz. O amor acontece naturalmente e precisa de oxigênio para crescer. O medo de um envolvimento emocional pode impedir a experiência do amor autêntico.

Karen Luchesi

“São muitos os dilemas da paixão amorosa. Muita gente se convence de que amar é sofrer”, diz a psicóloga  escritora Maria Helena Matarazzo.

“Uma das maiores contradições a respeito do amor é que, se ele não tem continuidade, não se realiza. Em contrapartida, se continua, pode acabar se enfraquecendo. O amor moderno é flutuante, episódico, sem compromisso com o amanhã”, diz ela

Essa pode ser a razão pela qual é tão comum que as pessoas desenvolvam o medo de se envolver com alguém.

Diante da falta de comprometimento na relação, a pessoa tem medo de se apaixonar de verdade e sofrer.

Algumas pessoas, mais idealistas, têm a expectativa de que o amor deveria ser como imaginam. Outras, mais realistas, crêem que o amor é incerto e pode causar dor.

"O amor deve se encaixar à vida. Todos querem amar, mas têm medo porque acham que não vão receber o mesmo amor de volta. O resultado são renúncias, desapaixonamentos e abandonos que criam uma enorme descrença em relação ao amor, diz Maria Helena.

 

Temores  que podem acabar com as chances do romance acontecer.

 

Medo da Frustração.

O receio de que o relacionamento dê errado e a outra pessoa acabe com tudo é bastante comum. Relacionamentos que terminam fazem parte da vida e acontecem até que a pessoa encontre um parceiro(a) com quem construir uma vida a dois.

O que fazer?

Deixar fluir é a melhor escolha diante da incerteza que o início de todo relacionamento que se inicia. Quanto menor a expectativa, melhor.

Quando se está pronto e o desejo de ter um relacionamento amoroso autêntico existe, o encontro com aquele alguém acontece, mais cedo ou mais tarde. 

Enquanto não se encontra a pessoa certa, cada experiência traz aprendizado que pode ajudar o amadurecimento emocional do indivíduo. Quanto mais preparado se está, maiores as chances de ser feliz no relacionamento.

 

Medo do compromisso

O fato de começar a namorar alguém não significa que está se comprometendo com a pessoa.  Antes que isso aconteça, os dois precisam de espaço emocional para perceberem o que realmente sentem pelo outro.

Querer apresentar a família ou fazer planos para o futuro deve ser uma consequência do desejo dos dois, e nunca uma imposição.

Muita gente perde bons momentos na vida por medo de entrar numa situação da qual não consiga sair depois. Se este é seu receio, isso é sinal de que você precisa fortalecer a sua capacidade de dizer o que sente e o fazer as escolhas que deseja.

O que fazer?

Ouse e o poder lhe será dado. Ou, como diz o ditado popular, quem não arrisca, não petisca.

É natural viver alguns relacionamentos até encontrar a pessoa certa. Melhor: relações que não prosseguem trazem aprendizado precioso se a pessoa estiver disposta a aprender com experiências vividas.

Em vez de se preocupar com o compromisso, o mais saudável é se ocupar em viver um dia de cada vez, deixando a relação respirar, pois a falta de oxigênio acaba com o amor.

Quando o amor acontece de fato, o compromisso se torna uma escolha e nunca uma imposição. Mas quem não correr riscos não se decepciona, mas dificilmente conhecerá a plenitude amorosa.


Medo de sofrer

O medo de ser rejeitado, de amar demais e depois viver o abandono, sofrer por ciúmes, perder o que pensou ter construído pode provocar um sofrimento imenso.

Ninguém tem controle sobre os acontecimentos, e quase todo mundo passar por isso em algum momento da vida. Faz parte do jogo.

Mas se não temos como prever o que acontecerá, todo mundo pode escolher sua atitude diante dos fatos.

O medo de sofrer, em geral, não tem fundamento e ao fazer isso, você está projetando no futuro algo que aconteceu no passado.

Lembre-se: O futuro não é igual ao passado. Transforme o medo de sofrer em poder pessoal e consciência de que você pode e deve pilotar as suas reações diante das experiências que se apresentam.

O que fazer?

Focar  no positivo investindo na educação emocional. Para isso é fundamental prestar atenção nas atitudes e pensamentos.

É importante que a pessoa não siga por caminhos auto-destrutivos, nem reforce pensamentos negativos.

Aonde você coloca a sua atenção, você coloca a sua energia. Escolha pensar e mentalizar o que deseja.

 

Sentir-se incapaz – a baixa auto-estima ou a visão negativa de si mesmo(a) pode fazer com que uma pessoa duvide de sua capacidade de fazer alguém feliz, de levar uma vida boa e tranqüila.

Quem não se sente merecedor(a) de amor, acaba sabotando os relacionamentos sem perceber. Tenha em mente que se alguém o(a) escolheu, é porque gosta do que vê em você e tem boas expectativas quando imagina a vida ao seu lado.

O que fazer?

Autoestima precisa ser cultivada. Ninguém precisa expor ao outro a sensação de que não se sente seguro ou digno de ser amado. Nada de demonstrar a sensação de inferioridade, pois isso depõe contra a pessoa.

Por isso, investir na autoestima é o melhor caminho para quem está em busca de um relacionamento amoroso pleno.

Quem sente que que precisa de apoio, precisa ter a iniciativa de procurar ajuda.

Seja em uma psicoterapia,  recorrendo a se amigos mais experientes em quem se confia.

É importante levar em conta de que quando se relaxa, a vida tende a seguir seu caminho da melhor forma, abrindo espaço para a alegria.

 

O medo impede o amor.

Se você tem medo de entrar numa relação e depois tudo dar errado, atenção. É provável que esteja projetando sofrimentos passados no futuro.

O fato de ter sofrido antes por amor não significa que continuará se decepcionando.

Mas atenção para aprender as lições contidas nas experiências que não deram certo. Elas trazem a chave para romper com padrões antigos e atrair um amor bem sucedido.

Nada de tentar prever o futuro – em vez disso, viva da melhor maneira que conseguir a cada dia. Quem está presente no aqui e no agora, constrói a cada momento, um futuro pleno.

Tenha em mente que sua felicidade ou tristeza dependem de você mesmo(a). Lembre-se: quando um trem não para na nossa estação é porque não era o nosso trem.

 

O audio livro "O amor que você busca está à sua procura" traz ferramentas e esclarecimentos para o amadurecimento na vida a dois. Se desejar adquiri-lo, envie-nos um e-mail


Compartilhe e/ou guarde esta página


Ted
Não gostei sinceramente. Primeiro, não existe amor, existe paixão. Amor é algo que se dá sem ter que receber. Amor não é carência de outra pessoa. Não tenho medo de me envolver, simplesmente não quero me envolver pq me sinto bem assim. Logo, parece uma visão puramente feminina, com exceções.
04/08/2014
Jhooon
Por favor, achei interessante este artigo, se encaixa perfeitamente na minha atual situação, porém quem sofre esse trauma é minha namorada. Oque devo fazer para tirar este trauma da vida dela?
04/04/2014
Deia
Eu adorei este artigo, irá me ajudar muito no meu próximo relacionamento. Quero abrir meu coração e perder o medo de amar novamente, essas dicas são de ouro!!!! Obrigada!!!!
15/12/2011
Kaká
Oração da invocação para amarrar alguém.(SIMPATIA INFALIVEL , PORÉM NÃO SE PODE VOLTAR ATRÁZ ) Pelas forças do trovão que minha imagem entre em seu coração para que nunca mais este diga não. Fazei com que (FMC) sinta uma reação por mim. Hó grande universo trazei para mim(FMC) Assim como o galo canta ,o burro rincha, o sino toca, a cabra berra, assim tu(FMC)has de andar atraz de mim, assim como o sol aparece a chuva cai, fazei que(FMC)seja dominado por mim, preso debaixo do meu pé esquerdo.Com dois olhos te vejo e com tres prendo com meu anjo da guarda, peço que (FMC)sinta minha falta, ande atráz de mim como uma cobra rastejante, que me ame loUcamente e que sinta desejos só por mim, que não consiga olhar com desejos para nenhuma outra mulher que não seja eu. Que atenda todas as minhas vontades, que nunca me faça sofrer, que durma e acorde pensando em mim e que sempre me tenha em seus pensamentos e que não consiga viver sem mim e que seja carinhoso e romântico comigo. Que assim seja vai vir atráz de mim rastejando, humilde , manso para que possamos ter bom convivio e assim sermos felizes.Peço isso ao infinito poder do universo que o meu amor me procure ainda hoje. Peço isso ao do trovão que leve agora a minha imagem para dentro do seu coração para que o meu amor sinta uma enorme emoção. Ao se lembrar de mim passe por uma transformação e que possamos juntos ter uma comunhão e que meu amor sinta um desejo por mim tão forte como um leão. Amém!!! Quando acabar de ler publique esta oração e terás uma linda surpresa
03/10/2011
Para enviar um comentário você precisa ser cadastrado.

O cadastro é gratuito. Clique aqui e faça seu agora.

Sua opinião nos ajuda a fazer um site sob medida para você

Caso já seja cadastrado, basta fazer o login.

E-mail:
Senha:
Esqueceu sua senha? Clique aqui



publicidade
Veja nossa loja virtual
Copyright © 2000-2009 | vaidarcerto.com.br | Todos os direitos reservados Entre em contato: (21) 8622-2424 | contato@vaidarcerto.com.br