Blog da Jael
Palestras online

publicidade
Desenvolvimento pessoal | Auto-estima
Autoestima -Pessoas tóxicas fazem mal à saúde
Se depois de estar com certas pessoas, você se sente sem energia e desgastado(a), cuidado. Pessoas tóxicas não apoiam seus planos de vida e não se importam com que o faz feliz. Sugam energia e atacam sua autoestima. O melhor a fazer é se afastar desses tipos.

Jael Coaracy

Examine sua vida
 
Pode ser que você esteja cercado(a) de pessoas  que que constantemente  criticam seu modo de agir, o sufoquem com suas carências e necessidades, critiquem seus pontos de vista , aproveitando qualquer oportunidade para atacar sua autoestima. 
 
Essas pessoas têm a mira apontada para a sua vulnerabilidade. Podem agir sutilmente,  disfarçando suas estratégias de ataque.  Ou, se colocam ostensivamente,  agredindo  o outro com palavras e atos.
 
 
O confronto necessário
 
O medo pode impedir que você se confronte com pessoas tóxicas, quando essas fazem parte da sua família, ou participam diretamente da sua vida. 
 
Quem sente necessidade imensa de aprovação e aceitação das outras pessoas também pode ficar prisioneiro de pessoas tóxicas, por não conseguir cortar  vínculos, mesmo quando esses  fazem mal a si mesmo.
 
 
Reconhecendo pessoas tóxicas
 
Em geral, são indivíduos que fazem com que você se sinta  errado(a) , despertando sentimentos de culpa  e fazendo com que seus desejos e decisões pareçam falhos e inadequados.
 
Identificando pessoas tóxicas. Vamos ver, a seguir, algumas características que ajudam a identificar pessoas tóxicas:
 
@ Gosto pela intriga
 
Esse tipo não gosta de ver as pessoas a sua volta se dando bem entre si.
 
Sua necessidade doentia de ser o centro das atenções, faz com que lance mão da fofoca e da mentira  para causar constrangimentos  ao outro. Não suporta  ver a harmonia entre os que estão a sua volta. Por isso, se tornam perigosas e podem  caluniar a difamar sem a menor culpa.
 
Exigentes e cobradores
 
São pessoas que não aceitam a idéia de que cada um tem direito a escolher como quer viver sua vida. Quando estão na posição de autoridade, perseguem  os que não pensam como elas.
 
Punem  o outro emocionalmente quando não são atendidos em suas exigências e cobram  o tempo todo.  A convivência com esse tipo  faz com que você se sinta eternamente culpado e em dívida.
 
 
Carentes
 
Essas pessoas acham que você tem que atender suas necessidades infindáveis de amor e de atenção. Estão sempre em busca de conselhos, apoio, informação, ou o que quer que  os fará sentir melhor naquele momento.
 
São sugadores de atenção e  só se interessam em falar sobre si mesmos. Costumam alugar os ouvidos e falar ininterruptamente, despejando em você seu lixo emocional. Esse tipo costuma se colocar como coitadinho. 
 
O carente sugador é um dos tipos mais exaustivos de pessoas tóxicas.
 
 
O acusador
 
Essas pessoas  culpam os outros por seus fracassos.
 
Nunca se responsabilizam pelo que lhes acontece. Ao contrário, estão sempre acusando e apontando o dedo para o que você fez e não devia ter feito. Ou, ao contrário, acusando-o do que você não fez e deveria ter feito.
 
 
O egocêntrico
 
Esse tipo de pessoa  costuma ter carisma e fazer sucesso socialmente. Na intimidade, só se preocupa com seu bem estar. 
Quando algo o contraria, ou não atende aos seus desejos, reage agressivamente.  O egocêntrico acha que o mundo deve funcionar para atendê-lo. 
 
 
O crítico feroz
 
Esse tipo se acha superior e dono da verdade.
 
São pessoas prontas para fazer com que você se sinta culpado por tudo o que não corre exatamente como o previsto. 
 
Estão constantemente apontando suas falhas, e zombam da suas dificuldades sem se importar com seus sentimentos.
 
Costumam ser desgastantes e usam a conversação como um rinque de luta  com o objetivo de derrubar você a  fim de se sentirem vitoriosas.
 
 
Estabelecer e manter relacionamentos  saudáveis  é uma construção que demanda investimento de energia. Dar e receber é um dos princípios fundamentais das relações gratificantes. 
 
Portanto, escolha suas companhia cuidadosamente.  E lembre-se que os relacionamentos que mantém com outros, refletem o seu relacionamento com você.

 

Texto protegido pela Lei de Direitos Autorais. Para reprodução em parte ou no todo, envie e-mail pedindo autorização. Toda publicação autorizada deve ter o link para o www.vaidarcerto.com.br


Compartilhe e/ou guarde esta página


Seja o primeiro a comentar sobre este artigo.

Queremos saber a sua opinião.
Para enviar um comentário você precisa ser cadastrado.

O cadastro é gratuito. Clique aqui e faça seu agora.

Sua opinião nos ajuda a fazer um site sob medida para você

Caso já seja cadastrado, basta fazer o login.

E-mail:
Senha:
Esqueceu sua senha? Clique aqui



publicidade
Veja nossa loja virtual
Copyright © 2000-2009 | vaidarcerto.com.br | Todos os direitos reservados Entre em contato: (21) 8622-2424 | contato@vaidarcerto.com.br